segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Novidades


A Smart Advertising, uma rent-a-car ligada à publicidade, vai disponibilizar já no mês de Novembro, o aluguer de veiculos Smart a 1€ por dia com 100 Km incluidos, no Porto.
Esta empresa já fazia o mesmo nas cidades de Lisboa e Cascais desde ah alguns meses e prepara-se agora para abir a primeira estação na cidade do Porto (Largo da Maternidade Júlio Dinis).
Parece surreal mas é mesmo possível alugar um Smart por 1€.
Existem algumas condições para o aluguer ter esse preço, tais como ser obrigatório transitar um minímo de 30 Km por dia e circular com publicidade visivel no Smart.
Consulte o site da S2rent e veja com é fácil fazê-lo.



A cidade do Porto foi também a escolhida para o primeiro Easyhotel, hotel "low budget" da cadeia Easy, conhecida pelos serviços que oferece baseados na relação reserva com antecedência/preços mais baixos.
Será em 2008 e prevê-se a abertura de 1 hotel por ano até 2011 em Portugal.
O hotel oferecerá um quarto duplo com casa de banho no interior por 40€ na baixa portuense, na Avenida dos Aliados, o que neste caso até poderá nem ser um excelente preço se tivermos em conta que algumas pensões o fazem por valores inferiores.
O destaque destes quartos vai para a decoração atraente e design modernos.
Este tipo de aluguer caracteriza-se também por oferecer o essencial de um alojamento pagando-se tudo o que se considera um extra, adicionalmente, tal como a T.V no quarto ou o pequeno almoço.
Este tipo de hotel económico esta já presente em diversas cidades europeias.


Ainda nas novidades da cadeia easy, a easyjet chega hoje à Ilha da Madeira.
O primeiro voo para o Funchal em companhias "Low Cost" chega hoje directamente de Londres (Stansted).
No dia 1 de Novembro a mesma companhia estreia uma rota entre Bristol e o Funchal.
Espera-se assim que esta operação ajude a despoletar também os voos, das tão desejadas companhias de baixo custo, entre o Continente e as Ilhas.
Se tudo correr bem os voos caros para o Arquipélago tem os dias contados e poderemos conhecer as nossas Ilhas a preços bem mais reduzidos.


A SkyEurope estreia também no dia 10 de Novembro o primeiro "speed-dating" a 36.000 pés de altitude desde Lisboa.




Este evento consiste em colocar frente a frente 25 mulheres e 25 homens solteiros de forma a conhecerem-se melhor em "entrevistas" de 5 minutos com objectivo de encontrarem a sua cara metade, num voo de uma hora e meia desde Lisboa até Viena.



Os participantes podem adquirir o bilhete no site da SkyDate e por 160€ por pessoa têm direito a voo ida e volta para Viena, com taxas incluidas, estadia de uma noite em hotel quatro estrelas na cidade austríaca com pequeno almoço, transfer de e para o aeroporto e ainda visita guiada à cidade.
O regresso a Lisboa está marcado para o dia 11 de Novembro.
Uma ideia inovadora que será partilhada em mais cidades europeias durante todo o mês.

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Como chegar a Veneza


Chegar a Veneza directamente em companhias "Low Cost" ainda não é possível a partir de nenhuma cidade portuguesa.
A Tap tem já uma rota desde Lisboa para a cidade italiana mas o preço dos bilhetes ronda os 200€, se comprados com alguma antecedência.

Para chegar a Veneza numa solução pouco mais económica e a partir do Porto terá de apanhar um avião para Paris ou Barcelona e uma vez numa destas cidades tomar outro avião com destino à Belissíma.


A vantagem das "Low Cost" para este destino é poder conhecer ou revisitar outra cidade antes de chegar a Veneza.
Se por outro lado só tem intenções de ir a Veneza então talvez seja preferivel optar pela Tap, pois os voos de ligação em Barcelona ou Paris podem obrigá-lo a permanecer demasiadas horas no Aeroporto.

Dependendo da decisão, em companhias de baixo custo pode voar pela Ryanair para Paris (a partir de Fevereiro de 2008 a Easyjet também terá uma rota desde o Porto para Paris) ou para Barcelona (Aeroporto de Girona).
A Clickair também voa para Barcelona, desde o Porto, mas as ligações do Aeroporto de Reus (para onde voa a empresa espanhola) até Veneza são sempre mais caras.

De qualquer das formas separe sempre 200€ para qualquer que seja a sua escolha (em 4 voos por uma "Low Cost" ou em 2 voos directos pela Tap).

Se está um pouco confuso, não desespere, pois reservamos uma opção mais glamorosa para Si.
Para isso tem de voar até Paris e na capital francesa vai poder apanhar um comboio-hotel com direcção à “maravilha italiana”.


As partidas deste comboio de Paris acontecem todos os dias as 20h30 na Gare de Bercy, uma estação a sul da Catedral de Notre Dame de fácil acesso através do metro.
À chegada à Gare será simpaticamente encaminhado para o seu vagão. A Gare não é moderna mas é bastante limpa e segura.


Se conseguimos captar a sua atenção então saiba que tem de comprar o bilhete de comboio com alguma antecedência já que os lugares esgotam muito rapidamente e por vezes os preços disparam. Clique no link e saiba mais.

Os bilhetes, tal como com as companhias "Low Cost," são comprados pela Internet e através de um cartão visa.
Tenha muita atenção ao escrever a sua morada já que os bilhetes são sempre enviados para sua casa.
Nos comboios-hotel não há hipótese de imprimir o bilhete em casa tal como acontece com os bilhetes para os comboios TGV. Os bilhetes são entregues em sua casa sem qualquer encargo adicional.
O bilhete custa em média 75€ por pessoa para 2ª classe (se marcar com antecedência pode conseguir preço semelhante em 1ª classe).


Os vagões de 2ª classe são de 4 ou 6 pessoas e são demasiado pequenos para tanta gente. São compostos por 2 bancos que mais tarde se tornam 4 camas tipo beliche e por mais 2 camas no topo do compartimento. Com sorte o seu compartimento não irá completo.
No site pode escolher em que lugar quer ir.
Os vagões de 1ª classe são para 2 pessoas e um pouco mais espaçosos.

O comboio-hotel é muito grande com imensas carruagens tendo à nossa espera uma garrafa de água mineral, lençóis e almofadas cedidos pela companhia italiana, Trenitalia.
A viagem dura 13 horas tendo como hora de chegada em Veneza Santa Lucia as 9:30H da manhã do dia seguinte.

O comboio é directo para Veneza fazendo breves paragens em Milão, Brescia, Verona, Vicenza, Padova, Veneza Mestre (estação no continente) e Veneza Santa Lucia (como se pode ver na foto, estação mesmo na ilha de Veneza).


Existe também à sua disposição um vagão restaurante para ultrapassar qualquer manifestação de apetite durante a viagem.
As casas de banho estão na proporção de 1 para cada carruagem o que as torna algo sujas e difíceis de utilizar mas a motivação de nos estarmos a dirigir para Veneza ultrapassa qualquer dificuldade.
O pequeno almoço é servido a partir das 6h30 da manhã, custa 7€ por pessoa e corresponde ao que se vê na fotografia abaixo, com a vantagem de podermos repetir as bebidas sem qualquer acréscimo.
O staff do restaurante é muito competente e sempre bem humorado, não fossem eles italianos.


Outro ponto que não podemos deixar de referir é que no início da viagem o cobrador da sua carruagem pedir-lhe-á o bilhete e o seu passaporte ou bilhete de identidade, que serão devolvidos no final.
Mesmo assim não se esqueça de relembrá-lo do retorno da documentação quando estiver prestes a chegar ao destino!


Se voar até Veneza conhecerá o Aeroporto Marco Polo que dista sensivelmente 12 Km da cidade por estrada e 10 Km pela água.

Este é o principal aeroporto de Veneza e ainda o mais utilizado.
As principais companhias mundiais voam directamente para aqui.
Para chegar a Veneza desde o Aeroporto Marco Polo existem diversas possibilidades.

Daqui existe uma ligação de autocarro pela empresa de Transfers ATVO que o coloca em apenas 20 minutos na Piazzale de Roma cujo bilhete custará apenas 3€ já com bagagem incluída.
Verifique aqui os horários.


Tem outra opção que é usar os transportes públicos que se encontram à saída do aeroporto.
A diferença é que aí terá o desconforto de ter de dividir o autocarro com os venezianos e ter de fazer várias paragens até chegar ao destino.
Se tem os bolsos cheios e quer entrar em luxo na ilha de Veneza pode sempre pedir umTáxi aquático que o levará ao seu destino.


Se a sua companhia aérea o levar até Treviso o aeroporto secundário que serve Veneza e fica na cidade de Treviso) fique a saber que este aeroporto fica situado a 30 km da cidade de Veneza e a cerca de 1 hora de autocarro (as "Low Cost" voam para este aeroporto).
Mas não se preocupe com as ligações rodoviárias entre o aeroporto e Veneza pois existe um shuttle da empresa ATVO que o leva a um preço relativamente baixo comparado com outras empresas de shuttle ou mesmo o táxi.

Os horários do autocarro coincidem sempre com as chegadas dos voos da Ryan Air. Um bilhete simples custa 5€ e de ida e volta 9€. Os autocarros são bastante cómodos e têm ar condicionado.

Existe uma banca da ATVO dentro do aeroporto onde poderá adquirir o bilhete. O autocarro encontra-se estacionado mesmo à saída do aeroporto e deixa-lo-á na Piazzale de Roma, o Terminal Rodoviário na ilha de Veneza.
Consulte aqui os horários.

Outra opção para si é saber se o hotel onde vai ficar hospedado tem serviço privado de shuttle. É um serviço que nem sempre tem custos associados, dependendo do hotel, e pode poupar-lhe tempo.

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Veneza



Ah...Veneza!

Cidade amada, testemunha do casamento da Luz com a Água, desperta paixões em cada canto do mundo.
Durante centenas de anos os seus habitantes construiram as casas em estacas enfiadas na lama que dão hoje lugar aos seus canais, aqui formosas avenidas e vielas.
A Serenissíma é uma cidade flutuante que transborda romantismo.

Capital da Região do Veneto a cidade italiana conta actualmente com cerca de 62 mil habitantes.
Outrora com mais do dobro da população, resiste agora à fuga para cidades como Treviso, mais barata e de fácil locomoção.

Veneza é uma cidade única, igualzinha à que sempre preencheu a nossa imaginação.
Famosa pelo seu vistoso Carnaval de Fevereiro, desmente a cada passagem o seu mito de cidade com canais de dificil odor.

A "Rainha do Adriático" como é também conhecida divide-se em 6 distritos, os Sestieri.
São eles Cannaregio, San Polo, Dorsoduro (incluindo a Ilha da Giudecca), Santa Croce, San Marco (incluindo San Giorgio Maggiore), e Castello.




O Grande Canal é o maior e mais importante canal dos 150 de Veneza e divide assim a cidade em duas "fatias", practicamente desde a Estação de Comboios de Santa Lucia até à Praça de São Marcos.
Curiosamente e apesar de possuir mais de 400 pontes, só 3 permitem atravessar o Grande Canal : a Ponte dei Scalzi, a Ponte dell'Accademia e a mais famosa de todas a Ponte do Rialto.
Actualmente encontra-se em construção uma 4ª ponte sobre o Grande Canal, a Ponte de Calatrava.

Deixe-se perder e embarque connosco em mais uma viagem de dicas económicas.
Ciao Bella!

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Novas rotas desde Portugal



A Companhia Aérea SkyEurope acaba de lançar a sua primeira rota desde Portugal.
A felizarda é Viena e a partir deste mês o nosso País fica ligado, desde Lisboa, com a capital austríaca através desta companhia, que sem praticar os preços habituais da Ryanair ou da Easyjet, pode nas datas certas oferecer-nos o destino por cerca de 50€ (+ taxas) por trajecto.
A companhia que recentemente abondonou os voos desde Budapeste na Hungria dedica-se agora a explorar o mercado com origem desde Praga na República Checa.

Conheça aqui um pouco mais sobre a SkyEurope.

A Easyjet vai também ocupar um espaço nestas andanças de inaugurações uma vez que a partir de 30 de Outubro estreia a sua linha para Basileia (Suiça) com origem no Porto.
Os voos terão lugar todas as terças, quintas e sábados e os preços começam nos 18.99€ por trajecto já com todas as taxas incluidas.
A partir de Fevereiro de 2008 a Easyjet abrirá o leque de opções para França com estreias desde o Porto para Paris (Charles de Gaulle), e mais tarde em Abril, para Lyon, desde Lisboa e Porto.
Os preços rondarão os 31.49€ por trajecto (tudo incluído).


A Irlandesa Ryanair, que no último ano transportou mais de 700 mil passageiros só no Porto, está neste momento no mercado também à procura de pessoal de cabine para a sua frota e prepara o lançamento já aqui anunciado para Estocolmo a preços incriveis, desde 15.99€ tudo incluído.

Se quer saber mais sobre a oferta de emprego candidate-se aqui para o Open Day de Recrutamento que terá lugar a 31 de Outubro no Porto.

domingo, 7 de outubro de 2007

Mónaco


O Mónaco é uma Cidade-Estado situada a Este do Sul de França, a 18km da cidade de Nice e perto da fronteira com Itália.


Possui uma área de dois quilómetros quadrados e tem a densidade populacional mais alta do Mundo, visível pelas imagens onde os prédios crescem sobre si e dificilmente vemos algum edifício com menos de 10 andares.

Mesmo assim é uma cidade sem igual com vistas de perder a respiração.

O Mónaco é também considerado o segundo menor país do Mundo sendo apenas ultrapassado pelo minúsculo Vaticano.

Durante o século XIII, os Grimaldi, uma família de exilados de origem genovesa, coloca a primeira pedra da praça fortificada (onde hoje se encontra o Palácio Real) oferece vantagens com a concessão de terras e isenção de impostos e após várias lutas que duraram 2 séculos o Rei da França e o Duque de Sabóia finalmente reconhecem a soberania do Mónaco.

Junto ao Palácio Real pode ver-se uma estátua de François Grimaldi, o pioneiro nesta conquista pelo principado. Junto do monumento ha um pequeno texto que conta toda a história.

Em 1918 um tratado serviu para delimitar a protecção da França sobre Mónaco.

O tratado estabeleceu que a política monegasca estaria alinhada à da França, da mesma forma que os interesses militares e económicos, bem como que, se caso a família Grimaldi não continue a sua linhagem, o principado será absorvido pela França.

O Mónaco é uma cidade sem igual carregada de fama pela sua familía real e o reflexo humano de que é possível viver em redor de abundância.
Em qualquer rua do Principado é possível ouvir o rugir dos motores Ferrari. A exuberância é garantida em qualquer espaço e a riqueza não se faz esperar.
Tudo no Mónaco é extraordinariamente limpo e organizado.



As imagens de marca do Mónaco são sem dúvida o Grande Prémio de Formula 1 a Princesa Grace Kelly e o Casino de Montecarlo.


Além das finanças, a economia monegasca é movimentada em grande parte pelo sector da construção civil e pelo turismo (recebem por ano em média 225 mil visitantes).

Mas o maior atractivo de Mónaco é a fama de "paraíso fiscal" do principado: lá, os investidores não estão sujeitos a impostos sobre renda.
A língua oficial é o francês, sendo que outras línguas como o monecasco, inglês e italiano seja muito usual devido à variedade de origens dos seus habitantes.

Como chegar

Visitar o Mónaco é fácil.
Ao contrário do que muita gente pensa, é um mito ser difícil ou necessário alguma circunstância especial para conhecer a cidade.
A entrada é tão simples como em qualquer cidade portuguesa e basta um dia para conhecer o "país".


Se vem de Cannes ou Nice de carro pode escolher a auto-estrada mas pagará portagem (cerca de 2.50€ desde Cannes e 1€ desde Nice).
Se foi esta a opção que escolheu não vai puder disfrutar das maravilhosas vistas que a Route Nationale oferece até ao Mónaco.
Esta estrada é bastante mais sinuosa e tem algum tráfego, mas para além de ser gratuita é inesquecível o seu trajecto com a Cote D'Azur como pano de fundo.
A nossa sugestão, caso venha de Cannes, é que utilize a auto-estrada até Nice e ai tome a Route Nationale (é so seguir as indicações), ou se tem medo de alturas vá pelo percurso junto à marginal. Siga sempre em frente e não tem como se enganar.
Em ambos os casos cerca de 25/30 minutos bastarão para chegar ao destino.

Se não estiver de carro não se preocupe pois existem autocarros que fazem este percurso pela marginal.
Só para que tenha uma ideia, desde o aeroporto de Nice existem 120 ligações de Bus entre Marselha e Génova, já em Itália.
É igualmente uma boa opção e ainda mais barata.
O bilhete simples, graças a um acordo entre as cidades, custa 1.30€.


É através da Ligne D'Azur (linha que percorre toda a Riviera) que todas as cidades estão ligadas pelos autocarros e este valor de 1.30€ é fixo e válido para um bilhete simples adquirido dentro do próprio autocarro, por 74 minutos. Se tiver de fazer o retorno do trajecto, mesmo que dentro dos 74 minutos, terá de comprar um outro bilhete.
Verifique aqui alguns locais de partida desde o aeroporto de Nice ou consulte o site da Ligne D'Azur para mais informações.


Se prêve chegar de comboio, conhecerá a charmosissíma Gare do Mónaco, com apenas 8 anos de existência e de estilo vanguardista.
É aqui que chegam todos os comboios.

Se a sua opção foi visitar o Monaco de carro então prepare-se para dar muitas voltas à procura de estacionamento na rua. Se espera encontrar gratuito essa tarefa é basicamente impossível pois quer estacione numa estacionamento público ou na rua terá de dar cordas à sua bolsa.
Se conseguir tente sempre estacionar na rua pois irá sair-lhe mais barato que um estacionamento privativo, 1€ por hora enquanto que noutro local irá custar-lhe à volta de 1,40€ por hora, a única vantagem de um parque é o facto de a primeira hora ser gratuita.

O que ver

Ir ao Monaco é também conhecer Monte Carlo e sentir o luxo que o dinheiro pode comprar. Ao contrário de outras cidades luxuosas aqui não é possível ver um único registo de pobreza ou de necessidade.


Tem no entanto de começar a sua jornada bem cedo para assim aproveitar melhor o dia. E quem sabe com um pouco de sorte se cruze com o Príncipe Alberto II.
Afinal o Mónaco é muito pequeno...


Se tiver oportunidade de ir ao Monaco tente fâze-lo em Maio, altura em que acontece o Grande Prémio de Formula 1.
Este sim completamente diferente de todos os outros existentes.
Desenrola-se no seio das ruas monegascas e a excitação é indescritível.


Se for noutra altura do ano é fácil perceber o percurso do Grande Prémio, pois está bem patente em cada esquina do principado.
O preço dos bilhetes para assistir variam entre os 40€ (em lugares não marcados e os 500€ em lugares vip e para os dias todos do campeonato).
Se quer assistir em alto estilo a bordo de um iate nas águas da Riviera confirme aqui os preços.
Confira também aqui o calendário para o próximo ano.

Mas se essa altura não é a melhor para si não se preocupe pois um Mónaco é uma caixinha agradável de surpresas.

Algo que não pode perder, pois é uma oportunidade de sentir uma breve essência japónica, é o Jardin Japonais.


De entrada gratuita este jardim é a casa de variadissimos peixes carpa. Cada peça que entra neste jardim foi escolhida com o máximo cuidado.


O Jardim Japonês fica na Avenue Princesse Grace, muito perto da zona das praias, do exclusivissímo Club Le Sporting e do Centro Cultural dedicado á Princesa Grace Kelly, o Grimaldi Fórum.


Outro jardim que poderá visitar e também de entrada gratuita é o Rose Garden da Princesa Grace. Aqui poderá cheirar cerca de 4000 roseiras de mais de 150 variedades, algumas verdadeiras raridades.

Se quer ver alguns museus então aconselhamos o Museu Oceanográfico e o Aquário. A entrada custa 12,50€. Estudantes e menores de idade pagam 6€.
Como o nome indica, este local alberga tudo que tenha a ver com o mar e com os seus pequenos habitantes. O mais impressionante deste museu é a sua arquitectura já que parece que surge do mar. Não admira que tenha demorado 11 anos a ser construído.

Se nunca foi ao Madame Tussaud's em Londres aqui vai encontrar uma pequena amostra de figuras feitas neste material.
O único senão é do Museu de Cera dos Principes do Monaco é que apenas vai encontrar figuras ligadas à realeza monasca. O preço do bilhete é de cerca de 4€.

Se quer continuar a conhecer um pouco mais da história da realeza monegasca então visite também o Exhibition of H.S.H. The Prince of Monaco's Private Collection of Classic Cars (como o nome indica um museu completo de carros que datam desde o ínicio do século até aos tempos modernos).
A entrada custa 8€.

Se se sente com sorte então tire um tempinho para visitar o mundialmente famoso Casino de Monte Carlo.
Este Casino cobra 10€ só para entrar!!


Localizado numa enorme praça e rodeado de outros locais de entretenimento a sua imagem é imponente e merece pelo menos uma foto.
Actualmente tem uma nova ala inaugurada em Julho pelo Principe Alberto.

Se prefere gastar os 10€ de entrada numa aposta, então visite a 50 metros dali o Le Café de Paris, um casino menos exigente e que não cobra entrada.
Terá no entanto de deixar os seus pertences no bengaleiro gratuito.



O Palácio do Mónaco foi originalmente construído para ser uma forte genovês, daí a sua localização ser no topo de um monte.
Nos dias de hoje é casa oficial da família real monegasca.

Se quiser saber como é a vida de um príncipe europeu pode sempre fazer uma visita ao palácio. Para isso prepare-se para uma subida, só possível a pé, bastante íngreme até a chegada ao topo.
O Palácio Real fica junto da Marina.
Uma vez na Marina olhe para cima e assuste-se com o que vai ter de andar.
As esplenderosas vistas compensam todo e qualquer esforço.
E caso não vá prevenido com água, mesmo no fim da subida do seu lado esquerdo irá encontrar uma fonte de água fresca.

Os State Apartments estão abertos ao público durante o Verão (fecha em Outubro e só reabrem ao público em Maio) e desde os anos 60 que os jardins do palácio albergam concertos ao ar livre da Orquestra Filamónica de Monte Carlo.

Os State Apartments são compostos por uma Sala dos Espelhos, com um efeito semelhante à famosa sala do Palácio de Versailles, logo de seguida entrerá na Red Room (Salão Vermelho) decorado bem ao estilo do Rei Louis XV. Depois entrará na Sala York (onde o Duque de Iork faleceu no século XVIII). Poderá ainda visitar a Yellow Room (quarto amarelo), o Officers Room (onde os convidados do Palácio são recebidos), este salão tem ligação à Blue Room (Salão Azul). A visita termina no Salão do Trono e no State Hall que liga as alas sul e este e que o leva a sala de jantar e aos apartamentos privados da Família Real.

Tenha atenção de que não é possível a visita aos State Apartments a pessoas de mobilidade reduzida já que o acesso é feito através de escadas.
As visitas ao Palácio custam 6€ e duram cerca de 30 minutos.

Se preferir não gastar dinheiro pode sempre assistir à mudança da guarda real. Acontece todos os dias as 11h55 imperetrivelmente, quer faça chuva quer faça sol.


A monarquia monegasca pode gabar-se de uma grande união com o seu povo já que em dias de importância nacional ou cerimónias envolvendo algum membro da família real, as pessoas são convidadas ao Palácio para assistirem de perto e na 1ª fila.

Se prefere andar sem destino então passeie pelas ruas da Old Town e faça umas compras pelo mercado ao ar livre da Condamine, onde todos os dias de manhã pode comprar fruta e legumes frescos.
O mercado Condamine situa-se no "bairro" com o mesmo nome e compreende toda a zona anterior à marina do Mónaco.
É practicamente a zona de entrada do principado, onde existem alguns centros comerciais e zonas de lazer.
A Condamine fica na zona à esquerda da foto (vista do acesso pedonal ao palácio).



O Mónaco é um gigante palco de sonhos que alguns de nós sempre tiveram.
Pelo menos um é possível realizar...
O sonho de conduzir um Ferrari, ainda para mais no circuito do Grande Prémio, está ali ao nosso alcance.
Por 45€ é possível disfrutar de uma condução ao vento e ao volante de uma destas "máquinas".


Na zona da marina existe um espaço especialmente montado para proporcionar esta pequena extravagância aos turistas em cojunto com responsáveis da Ferrari.
A volta é feita na presença de um dos responsáveis e se não tiver carta eles mesmo o conduzem por si.
Se estiver pronto a dispor deste valor irá ter uns 10 minutos inesquecíveis.
Aproveite pois só se vive uma vez...


Se pretende conhecer o local onde se realiza todos os anos a Supertaça Europeia, que põe frente a frente o vencedor da Liga dos Campeões com o Vencedor da Taça Uefa, então visite o Stade Louis II.


Este estádio da equipa local, AS Mónaco, fica magnificamente localizado na zona das traseiras do Palácio Real.
Tem uma capacidade para 18 523 e registou o seu recorde de afluência no jogo entre o Mónaco e o Chelsea a 20 de Abril de 2004 com todos os lugares totalmente preenchidos.