quarta-feira, 23 de maio de 2007

Festa do São João

No próximo dia 24 de Junho celebra-se uma outra festa religiosa ( a mais importante da cidade do Porto) que é a do São João.


O dia serve para celebrar São João Baptista ( o santo padroeiro do Porto) que nasceu neste mesmo dia.

Os festejos começam com uma típica sardinhada, tanto em casa como em plena rua. Se preferir vá até à zona do Cais de Gaia ou da Ribeira do Porto e aí não faltam arraiais com muita sardinha e vinho à mistura.

A noite começa realmente à meia noite quando as cidades de Gaia e do Porto se juntam e fazem um fogo de artíficio junto à ponte D.Luís. Neste dia o metro é encerrado durante algumas horas para os preparativos do fogo. Volta a abrir por volta da 1 da manhã.







Pegue no seu martelo de plástico, e por favor deixe o alho porro em casa e leve antes um manjerico que é bem mais agradável, e saia à rua para uma noite de diversão que só termina ao início do dia.






E para não esquecer uma outra festa religiosa que se segue logo ao São João é o São Pedro. Desta vez a festa reune-se na Afurada, zona ribeirinha e piscatória de Gaia cujo fogo de artíficio acontece no dia 1 de Julho pela Meia Noite.

Sem comentários: